Os gregos foram os primeiros a usar a dança e os gestos para explicar a estória contada. Já os antigos romanos combinavam música e dança com acrobacias e números de circo para ilustrar fábulas populares. Também no Egito antigo a dança foi desde muito cedo a maneira de celebrar os deuses, de divertir o povo e a partir desse ritual se desenvolveram os elementos básicos para arte teatral atual.

As primeiras danças sociais, como eram chamadas as danças em casais, surgiram no séc. XIV. Eram a base-danse (1350-1550) e o pavane (1450-1650), dançadas exclusivamente por nobres e aristocratas. Nos séculos. XIV e XVII a Inglaterra foi o berço da contradanse, também só dançada pela Corte. A popularização das danças sociais deu-se em 1820 através do minueto. A dança social passa então a ser chamada de Ballroom Dancing.

No Brasil, a dança de salão foi introduzida em 1914, quando a suíça Louise Poças Leitão, fugindo da I Guerra Mundial, aportou em São Paulo. Ensinando valsa, mazurca e outros ritmos tradicionais para a sociedade paulista, Madame Poças Leitão não imaginava que iria criar uma tradição tão forte.

No Rio de Janeiro a dança de salão cresceu nas mãos de Maria Antonieta, que, com várias correntes de professores, fazem o nosso bolero, samba no pé e samba de gafieira, famosos no mundo todo. Maria Antonieta foi professora de Jaime Arôxa, nosso grande mestre.

Cada ritmo também tem a sua história, sua origem, sua características e seus movimentos específicos. Samba de gafieira, bolero e soltinho fazem parte do conteúdo básico da dança de salão.

Escolha o seu estilo!

Samba de Gafieira

Dança popular e gênero musical derivado de ritmos e melodias de raízes africanas, como o Lundu e o Batuque, é tocado tradicionalmente, por cordas (cavaquinho e vários tipos de violão). Como gênero musical urbano, o Samba nasceu e se desenvolveu no Rio de Janeiro nas primeiras décadas do século XX. O samba de gafieira bem dançado é alinhado e bem gingado.

Samba no Pé

Como já citado anteriormente a origem do samba, a dança que chamamos popularmente de samba no pé, é dançada em todo o país e principalmente nas quadras das escolas de samba. Além de um excelente exercício físico, o samba no pé sempre significou liberdade e descontração.

Bolero

Nasceu na Inglaterra, passando por França e Espanha com nomes variados, como dança e contradança. O bolero é uma dança com movimentos suaves, dançada em pares. Une uma grande dose de romantismo à elegância de passos fluidos.

Soltinho

Tipo de dança influenciada pelos ritmos americanos fox-trot e twist, muito populares nos anos 30. Permitindo uma grande dose de improvisação, transmite alegria e espontaneidade. Saindo do conteúdo básico temos também o forró, a salsa, o tango e o zouk.

Forró

O forró, designação popular dos bailes freqüentados e promovidos por migrantes nordestinos, teve origem nas festas oferecidas pelos ingleses aos empregados que construíam as estradas de ferro. O Xote, também denominado Xótis, é uma derivação do forró, originado de um tipo de dança de salão alemã, popular no Nordeste do Brasil. Executado ao som de sanfonas nos bailes populares; foi trazido ao Brasil em 1851 pelo professor de dança José Maria Toussaint, com o nome original de schottische. “Encaixando e rodopiando”, o forró não necessita de posturas rígidas para transmitir a sensualidade que o caracteriza.

Salsa

A salsa é uma mescla de ritmos afro-caribenhos, tais como o son montuno, o mambo e a rumba cubanos, ou a bomba e a plena porto-riquenhas. A salsa nasceu em Cuba, onde se tornou conhecida inicialmente como danza por volta dos anos 60, e é uma espécie de adaptação do mambo da década de 50. Recebeu ainda influências do merengue da República Dominicana, do calipso deTrinidad Tobago, da cumbia colombiana, do rock norte-americano e do reggae jamaicano. Hoje, é uma mistura de sons e absorve influências de ritmos mais modernos como o rap e a dança techno. Salsa, em castelhano, significa "tempero", e a adoção do nome quis transmitir a idéia de uma música com "sabor". Elegante e sensual, a salsa é um misto de explosão e leveza.

Tango

Assim como a salsa, o tango é uma dança em par, mas também um estilo musical. Tem forma musical binária e compasso de dois por quatro. A origem do tango encontra-se na área do Rio da Prata, nas cidades de Buenos Aires e Montevidéo. A palavra tango significava "reunião de negros para bailar ao som do tambor". Ao contrário do que comumente se pensa, o Tango requer uma completa desassociação dos membros do corpo e não rigidez de movimentos. É a dança do abraço, do conforto e da sensualidade.

Zouk

Zouk - que significa festa em créole (dialeto das Antilhas francesas)- é uma dança praticada no Caribe, mais especificamente nas ilhas de Guadalupe e Martinica. No Brasil, nos anos 80, o Zouk influenciou a criação da lambada, uma dança muito rápida e frenética, originada do Carimbó, dança popular do Pará. Sinuoso e extremamente sensual, o zouk é o estilo de dança de salão preferido pelos jovens.